Domingo, 23 de janeiro de 2022
informe o texto

Notícias / Cidades

Cuiabá registra alta de 200% em chuvas neste final de ano e Defesa Civil alerta 7 mil famílias

28 Dez 2021 - 16:42 - Atualizada em 28 Dez 2021 - 16:46

Da Redação

Cuiabá registra alta de 200% em chuvas neste final de ano e Defesa Civil alerta 7 mil famílias

Foto: Reprodução

Com o período de chuvas intensas, a Defesa Civil de Cuiabá intensifica o monitoramento das áreas de risco para alagamentos e inundações na capital.  

No total 11 brigadistas atuam em conjunto com equipes do Corpo de Bombeiros Militar no monitoramento e atendimento as cerca de 7.000 mil famílias que vivem em uma área de aproximadamente 1.300 ha, na sua grande maioria, nas proximidades de córregos e margens de rios.

Os cuidados são fundamentais para evitar prejuízos humanos e materiais. Isso porque segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, nos meses de novembro e dezembro, se comparado com o mesmo período em 2020, as chuvas estão mais intensas.

DADOS DE CHUVA 
Em novembro do ano passado, o INMET registrou, 80 mm. Este ano, a precipitação pluviométrica no mesmo período foi de 238,4 mm em novembro. Na prática, uma alta de aproximadamente 200% em relação ao ano anterior. 

Já em dezembro de 2020, foram registrados 112,8 mm enquanto neste mês  são 167,8 mm. O que demonstra que dezembro esta mantendo a média alta de chuvas caindo na capital. O que justifica o alerta da Defesa Civil para as 7 mil famílias que vivem perto de córregos e rios. 

ÁREAS DE ALERTA 
As áreas de maiores riscos segundo a Defesa Civil estão em regiões como Córrego do Barbado e nos bairros Pedregal, Três Barras, Córrego do Abacaxi, Santa Izabel, Praieiro e Praeirinho, Getúlio Vargas, Carumbé, Dom Aquino, Novo Horizonte, Planalto, Altos da Cerra, Nova Canaã, Itamarati, Coophamil, Jardim Umuarama, Renascer, entre outras.

FIQUE LIGADO 
O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Leicimar Vieira Neves, reforçou o alerta a população sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período entre eles, acompanhar, sempre que possível, a previsão do tempo e observar o comportamento dos córregos e rios. “Aos primeiros sinais de que o nível da água esteja subindo, os moradores devem levantar os móveis e buscar locais mais altos. É importante também desligar os aparelhos elétricos das tomadas”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, Leicimar Neves.

A Defesa Civil de Cuiabá orienta ainda que é importante verificar as condições de telhados e calhas e ficar atento às bocas de lobo, caso exista alguma próximo a sua casa, se não estão entupidas por folhas. Dentro de casa, os ralos e drenos devem estar limpos e desobstruídos.

NÚMERO DA DEFESA CIVIL 

Para atender a população, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 3623 9633 ou pelo WhatsApp 99310-8810, ou ainda o 193 para o Corpo de Bombeiros Militar.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet