Terça-feira, 18 de janeiro de 2022
informe o texto

Notícias / Pinga Fogo

Feito histórico! Maria Helena Póvoas, presidente do TJ, assume cargo de Governadora de MT

29 Out 2021 - 16:07 - Atualizada em 29 Out 2021 - 16:13

Folha360

Feito histórico! Maria Helena Póvoas, presidente do TJ, assume cargo de Governadora de MT

Foto: TJMT

A atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, assume nesta sexta (29) o cargo de governadora do Estado. 

A experiente magistrada vai ocupar a vaga aberta pelo vice Otaviano Pivetta, que estava interinamente substituindo o governador Mauro Mendes (DEM) que está em viagem internacional, participando da Conferência do Clima em Glasgow, na Escócia, a COP26.

Pivetta deixou o cargo para fazer tratamento de saúde. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, poderia assumir o cargo, mas ele também está fazendo parte da comitiva liderada por Mauro. 

Nota do editor: Uma vitória para uma sociedade que luta por direitos iguais entre as pessoas. Uma vitória para as mulheres, ainda mais por se tratar de Maria Helena Póvoas - uma magistrada histórica em Mato Grosso, que já foi advogada e sempre exerceu a defesa das leis com tanta firmeza e conduta ilibada. 

Cúrriculo Maria Helena Gargaglione Póvoas nasceu em Cuiabá, é formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e inscrita na OAB/MT desde 25 de maio de 1983. Possui curso de pós-graduação em Direito Processual Civil na Universidade de Cuiabá (Unic). Foi presidente da OAB-MT por dois mandatos consecutivos, de 1993 a 1997. Militou como advogada em Mato Grosso de 1983 a 2005.
 
Entrou para a magistratura em fevereiro de 2005, na vaga do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil. Atuou como presidente da 2ª Câmara Cível do TJMT e presidente da 1ª Turma Câmaras Cíveis Reunidas. Foi presidente da Coordenadoria de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Mato Grosso em 2011/2012. Foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE-MT) no biênio 2013/2015 e eleita presidente do TRE-MT no biênio 2015/2017. Na gestão (biênio 2019/2020), atuou como vice-presidente do TJMT. Na atual gestão (2021-2022) é presidente do TJMT e assume hoje interinamente o cargo de governadora de Mato Grosso. 
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet