Terça-feira, 7 de dezembro de 2021
informe o texto

Notícias / Artigos

Os cuidados que devemos ter com o uso das Lentes de Contato

22 Set 2021 - 08:43

Dr. Renan Ferreira (CRM MT 9034) é médico oftalmologista, especialista em Retina e Vítreo

Os cuidados que devemos ter com o uso das Lentes de Contato

Foto: Divulgação

A ideia de aplicar lentes corretivas diretamente na superfície do olho foi proposta pela primeira vez em 1508 por Leonardo da Vinci, e ideias similares surgiram com René Descartes em 1636, mas foi somente em 1887 que o fisiologista alemão Adolf Eugen Fick construiu as primeiras lentes de contato e desde que chegaram, possuem papel importante na saúde visual de muitas pessoas. Esse acessório atua como adjuvante ao uso dos óculos de grau, corrigindo os principais distúrbios refrativos: como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e/ou a vista cansada e, deste modo, facilitando a vida de muitas pessoas.

As lentes de contato evoluíram significativamente nos últimos anos proporcionando mais segurança, conforto e satisfação visual aos seus usuários. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC) existe um aumento progressivo na adesão ao corretivo ocular, e estima-se que, atualmente, 1% de brasileiros são usuários frequentes, o equivalente a cerca de dois milhões de pessoas.

A contraindicação ao uso das lentes de contato é incomum e sua popularidade deve acompanhar medidas saudáveis a fim de garantir maior segurança, eficácia e satisfação duradoura, portanto, algumas medidas básicas são mandatórias: 

1. Não dormir com as lentes de contato: medida simples que, ainda assim, é ignorada por muitas pessoas, já que as lentes de contato devem ser retiradas antes de dormir todos os dias, e seu uso não deve ultrapassar 12-14 horas/dia, ou seja, devem ser colocadas pela manhã e retiradas ao fim do dia. Dormir com elas no olho aumenta significativamente o risco de infecção secundária e determina hipóxia crônica da superfície ocular, causando enorme desconforto. 

2.Manusear corretamente as lentes de contato: outro detalhe importante para quem usa lentes é prestar atenção à maneira correta de retirá-las e colocá-las nos olhos. A manipulação com atenção minimiza as chances de troca de lentes entre os olhos e de se colocar a lente invertida, o que pode prejudicar a qualidade visual e proporcionar irritações.

3. Lavar as mãos antes de tirar e colocar as lentes: todo o processo descrito anteriormente deve ser feito com as mãos limpas para não contaminar o estojo e as lentes de contato. A higiene das mãos diminui a chances de que partículas como as de poeira possam grudar nos olhos e nas lentes, provocando irritações.

4. Fazer a limpeza regular com solução apropriada: as lentes também devem ser conservadas em recipiente próprio e de maneira adequada. É muito importante usar solução oftálmica apropriada para cada tipo de lente de contato, sendo sua limpeza realizada diariamente. O uso de soro fisiológico ou água filtrada NÃO é recomendado como conservante de lente de contato, por não remover totalmente as substâncias que ficam acumuladas na superfície da lente e, principalmente, por favorecer o crescimento de colônias de bactérias, protozoários e fungos. 

5. Limpar o estojo das lentes regularmente: da mesma forma que as lentes, os estojos também devem ser higienizados diariamente. Assim, depois das mãos, lave o estojo com a mesma solução oftálmica usada para as lentes, enquanto elas estiverem sendo usadas. Deixe secar naturalmente, sem usar uma toalha ou um papel.

6. Respeitar a data de validade das lentes: de modo geral, existem lentes de uso diário (descarte diário), lentes de uso mensal (descarte mensal) e lentes de uso anual (descarte anual). As lentes são fabricadas com tecnologias específicas, sendo desenvolvidas com propriedades diferentes, de acordo com o modelo e o fabricante. Cada lente tem durabilidade e eficácia garantida de acordo com o fabricante. Dessa forma,  respeite a validade e tenha maior segurança e conforto visual. 

Consulte regularmente o seu oftalmologista e tenha a certeza da orientação mais assertiva sobre qual a melhor indicação de correção refrativa para você. Cuide-se!

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet