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Do atoleiro à concessão: Trecho da BR-163 de Sinop a Miritituba terá R$ 2 bi de investimentos

08 Jul 2021 - 15:30 - Atualizada em 08 Jul 2021 - 15:34

Da Redação

Do atoleiro à concessão: Trecho da BR-163 de Sinop a Miritituba terá R$ 2 bi de investimentos

Foto: Reprodução

A Via Brasil MT Concessionária de Rodovias S.A. será a responsável pela concessão da rodovia federal BR-163, entre Sinop (Mato Grosso) e Miritituba (Pará), o principal corredor logístico para o escoamento de grãos produzidos no Estado, com exatos 1.009,52 quilômetros de extensão. 

Segundo o Ministério da Infraestrutura, estão previstos investimentos em torno de R$ 2 bilhões e criação de 29 mil empregos ao longo dos próximos 10 anos.

As principais melhorias devem ocorrer até o quinto ano da concessão, incluindo a implantação de faixas adicionais, vias marginais e acostamentos, e, principalmente, acessos definitivos aos terminais portuários de Miritituba, Santarenzinho e Itapacurá, agilizando o transbordo da carga na Hidrovia do Tapajós.
 
A Via Brasil já possui dois lotes de rodovias estaduais em Mato Grosso: a rodovia MT-100 (região Sul, em Alto Araguaia) e a rodoviai MT-320 (Nortão, em Alta Floresta).

PAVIMENTAÇÃO – Em dois anos, a rodovia passou do status de intrafegável, onde caminhoneiros perdiam cerca de 10 dias para escoar os grãos pelos portos da região Norte, para mais um importante empreendimento de infraestrutura de transportes repassado à iniciativa privada. 

A pavimentação completa concluída pelo Governo Federal, em 2020, foi suficiente para facilitar a vida do caminhoneiro, reduzir o custo do frete e tornar as commodities produzidas no Brasil mais atraentes no mercado exterior.

No ano passado, os portos do Arco Norte tiveram um crescimento de cerca de 20% na exportação de grãos, igualando o porto de Santos. A diferença: o custo para o produtor. 

O escoamento, via Arco Norte, apresentou uma economia de quase US$ 20 por tonelada transportada – valor que pode ser ainda menor com a Ferrogrão.

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