CORONAVÍRUS

MT tem o pior índice de isolamento social do país, aponta mapa da Covid

Publicado em

Hoje, dia 23 de março, Mato Grosso é o Estado brasileiro que tem o pior índice de isolamento social do país, conforme dados da Inloco. O Estado também vem batendo recordes de mortes. No último boletim publicado pela Secretaria de Estado de Saúde, foram 125 óbitos registrados, em um único dia.

Conforme o mapa da Inloco, Mato Grosso está em último lugar entre os estados, com apenas 38,1% da população respeitando o isolamento social. Essa é uma das medidas recomendadas para combater à pandemia da Covid-19. Abaixo de 40%, junto com Mato Grosso, está o Tocantins (39,1%).

Nas primeiras colocações estão os Estados do Amapá (53,8%), Pará (50,8%) e Ceará (50,06%).

Com a população nas ruas, aumenta o contágio da doença e, consequentemente, o número de pessoas que buscam por um leito hospitalar, como explica o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Juliano Melo.

“A doença se propaga com a circulação das pessoas. Isso está comprovado nos estudos. Os países, como Portugal, e as regiões do Brasil que tiveram sucesso no controle do crescimento do contágio foram com as medidas de isolamento social”, explicou o secretário.

Leia Também:  Mauro aponta 'virada de página' com inauguração do COT UFMT

Juliano também apontou que, no momento, o Estado está com 98% das UTIs ocupadas e com 187 pessoas na fila a espera de um leito de UTI. “O que as pessoas precisam compreender é que não é um problema de recurso financeiro ou falta de aplicação. É um problema que nós hoje não temos mais nem médicos ou outros profissionais para abrir leitos”, destacou. 

O Estado já abriu, desde março do ano passado, 535 leitos de UTI, entre leitos próprios, pactuados e cofinanciados, exclusivos para a Covid-19.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CORONAVÍRUS

Cuiabá inicia vacinação contra Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos na próxima segunda

Published

on

A partir da próxima segunda (10), Cuiabá começará a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 3 a 4 anos. O Ministério da Saúde liberou a vacinação deste grupo em julho, mas apenas neste mês a capital mato-grossense recebeu doses para essa finalidade.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, Cuiabá recebeu 3 mil doses de Coronavac para começar a imunização do grupo de 3 e 4 anos. “É importante ressaltar que esta remessa veio com doses para primeira e segunda aplicações. Isso significa que temos vacina para 1.500 crianças, pois o restante das vacinas será utilizado para completar o esquema vacinal”, explicou Valéria. Ela alertou ainda que não há previsão de recebimento de mais doses.

As unidades básicas as crianças poderão ser vacinadas contra a Covid são: Ilza Picolli, Jardim Vitória 1, Novo Paraíso 2, Jardim Liberdade/Osmar Cabral, Parque Cuiabá, Pedra 90 1 e 2, Altos da Serra 1 e 2, Pico do Amor, Cidade Verde e Quilombo. Destas, a UBS Ilza Picolli e a UBS Cidade Verde funcionam com hora estendida. Nestes locais a vacinação ocorre até às 20h.

Leia Também:  Atendimento predominante em hospitais de SP segue sendo para covid-19

Valéria reforça o pedido para que os pais levem as crianças de 5 a 11 anos que ainda não foram vacinadas. “A vacinação das crianças começou em janeiro deste ano e ainda assim não conseguimos alcançar 50% grupo de 5 a 11 anos com a primeira dose e a segunda dose está abaixo de 30%. Estamos vencendo a pandemia graças às vacinas, por isso é importantíssimo que todos levem seus filhos para serem imunizados”, ressaltou.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA