CORONAVÍRUS

Ex-deputado é um dos primeiros a ser vacinado contra Covid-19 em Cuiabá

Publicado em

O ex-deputado Dr. José Augusto Curvo, o Tampinha, estava entre os primeiros escolhidos pela Prefeitura de Cuiabá para ser vacinado contra Covid-19, nesta quarta (20), no Centro de Eventos do Pantanal. Tampinha, de 71 anos, foi o terceiro a ser vacinado. O ex-deputado é médico há 47 anos e atua em diversas frentes Privadas e Populares de saúde.

Na cerimônia de abertura da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, sete pessoas receberam a primeira dose da vacina.

O primeiro vacinado foi o maqueiro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital Municipal São Benedito, João Acassio de Moraes, 47 anos.

Em seguida foi a vez do médico Dr. Cervantes Caporrossi que atua em UTIs e Centros Cirúrgicos há 42 anos, representando SUS e Rede privada/Santa Rosa.

Também receberam a vacina a médica Maíra Sandes, plantonista na UTI do São Benedito, plantões na UTI geral e visitadora das UTIs COVID Geral. O enfermeiro que atua na área de frente do Hospital Covid/antigo Pronto Socorro Dercilio de Souza  Ferreira, 49 anos.  Jaklyne Thayane de Arruda Soares,  28 anos, assistente social de UTI no São Benedito, servidora da SMS desde 2013. Thuany Meira Girando, 29 anos, enfermeira e coordenadora de enfermagem da UTI São Benedito.

Leia Também:  Mato Grosso registra 14.055 óbitos por Covid-19 e fecha ano com 37% de internação em UTIs

Para ser vacinado, a pessoa precisa fazer um pré-cadastro e agendamento pelo link. Também é necessário que a pessoa esteja com o Cartão SUS atualizado, o que pode ser feito através do aplicativo ConecteSUS ou em unidade de saúde da atenção primária mais próxima da residência. 

A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a covid-19, vai vacinar nesta primeira fase da campanha, trabalhadores da saúde (grupo 1), pessoas acima de 80 anos, pessoas de 75 a 79 anos de idade, pessoas acima de 60 anos institucionalizados (que vivem em asilos ou abrigos), que compõem o grupo 2, em Cuiabá.  

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que recebeu quatro caixas com 8.027 doses da vacina CoronaVac, referentes à primeira fase de vacinação contra a covid-19, que irá contemplar trabalhadores da saúde que atuam em UTIs, pronto atendimento e enfermarias e idosos acima de 60 anos institucionalizados (asilados ou abrigados). 

A previsão é de que a mesma quantidade de doses seja entregue em cerca de 10 dias pela Secretaria de Estado de Saúde ao Município para concluir o processo de imunização do público-alvo, já que a vacina, para surtir efeito, necessita de duas aplicações com intervalo de 14 a 28 dias. 

Leia Também:  MT registra 10 mortes e 2.616 novos casos de covid-19 em 24h

A SMS informa que, inicialmente, as doses serão armazenadas na Vigilância Epidemiológica do Município para depois serem transportadas para o Centro de Eventos do Pantanal, onde funcionará o polo central de vacinação, a partir desta quarta. 

Com relação às doses destinadas aos povos indígenas, foram enviadas 60 mil doses para o Estado de Mato Grosso, que as destinou para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), sendo este o órgão responsável pela imunização dessa parcela da população.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CORONAVÍRUS

Cuiabá inicia vacinação contra Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos na próxima segunda

Published

on

A partir da próxima segunda (10), Cuiabá começará a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 3 a 4 anos. O Ministério da Saúde liberou a vacinação deste grupo em julho, mas apenas neste mês a capital mato-grossense recebeu doses para essa finalidade.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, Cuiabá recebeu 3 mil doses de Coronavac para começar a imunização do grupo de 3 e 4 anos. “É importante ressaltar que esta remessa veio com doses para primeira e segunda aplicações. Isso significa que temos vacina para 1.500 crianças, pois o restante das vacinas será utilizado para completar o esquema vacinal”, explicou Valéria. Ela alertou ainda que não há previsão de recebimento de mais doses.

As unidades básicas as crianças poderão ser vacinadas contra a Covid são: Ilza Picolli, Jardim Vitória 1, Novo Paraíso 2, Jardim Liberdade/Osmar Cabral, Parque Cuiabá, Pedra 90 1 e 2, Altos da Serra 1 e 2, Pico do Amor, Cidade Verde e Quilombo. Destas, a UBS Ilza Picolli e a UBS Cidade Verde funcionam com hora estendida. Nestes locais a vacinação ocorre até às 20h.

Leia Também:  Ministra Marina Silva testa positivo para covid-19

Valéria reforça o pedido para que os pais levem as crianças de 5 a 11 anos que ainda não foram vacinadas. “A vacinação das crianças começou em janeiro deste ano e ainda assim não conseguimos alcançar 50% grupo de 5 a 11 anos com a primeira dose e a segunda dose está abaixo de 30%. Estamos vencendo a pandemia graças às vacinas, por isso é importantíssimo que todos levem seus filhos para serem imunizados”, ressaltou.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA