O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) negou, nesta terça (24), que irá editar um novo decreto determinando um segundo Lockdown (bloqueio total) em Cuiabá.
Atualmente o Brasil vive o
início da 2ª onda de contaminação por Covid-19, segundo pesquisadores.
“Não há necessidade de um novo Lockdown”, afirmou Emanuel, em entrevista aos jornalistas que acompanharam evento empresarial na Fecomércio. Ele disse que não desmontou a estrutura de saúde preparada para o primeiro ciclo da doença.
A declaração foi direcionada aos empresários e comerciantes que acompanham o evento. Apesar do primeiro Lockdown ter sido mais brando do que muitos esperavam, com pouca fiscalização do poder público para inibir aglomeração, o setor empresarial ficou na bronca com o prefeito.
Saúde em alerta
Pesquisadores brasileiros divulgaram nota técnica na qual afirmam que o país vive o "início de uma 2ª onda" da Covid-19. Recentemente o Jornal Nacional mostrou que
Mato Grosso teve um aumento de 118% no número de mortes por Covid-19.
Além do diagnóstico, o grupo formado por cientistas de diferentes universidades públicas faz uma série de recomendações para diminuir o impacto do crescimento dos casos e mortes por Covid-19. As principais delas se referem ao isolamento social, o uso de máscara e demais medidas de prevenção ao avanço da doença.
O evento ‘2º Turno com Candidatos à Prefeitura de Cuiabá’ é realizado pela Fecomércio, CDL Cuiabá, Federação das CDL1s de Mato Grosso e sindicatos filiados.