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Governo conclui estrutura de 4 pontes na MT-326 no Araguaia

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), concluiu a execução da superestrutura de quatro pontes de concreto sobre os rios Corixinho, Corixão, Água Preta e Borecaia e vazante, localizadas na MT-326, entre os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, na região Araguaia em Mato Grosso. 

Falta somente a execução dos encabeçamentos – uma espécie de aterro nas cabeceiras das pontes para nivelá-las à altura da rodovia – para a finalização e entrega definitiva das pontes para o uso da população e trânsito de veículos.  Os encabeçamentos serão concluídos ainda neste ano e estão sendo investidos aproximadamente R$ 25 milhões para construção das quatro pontes.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, as pontes de madeira são consideradas entraves logísticos para o escoamento da produção e transporte de passageiros – e a substituição por pontes de concreto vai assegurar a diminuição desses obstáculos e melhorar a fluidez do trânsito nessa região. 

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As pontes são fundamentais para interligar o município de Cocalinho, na divisa com o Estado de Goiás, passando por Nova Nazaré, até ao entroncamento da BR-158, em Água Boa, além de  toda a região do Vale do Araguaia. 

A ponte sobre o Rio  Corixão tem 60 metros de extensão e os serviços de encabeçamento  estão sendo finalizados. Já a  ponte sobre o Rio Corixinho tem 75 metros de extensão  e o encabeçamento já foi iniciado, assim como na  ponte sobre o Rio Borecaia e vazante, com extensão total de 190 metros.  Apenas a ponte sobre o Rio Água Preta, com extensão de 50 metros, terá os serviços de encabeçamento iniciados nos próximos dias.

“O governo do Estado está consertando Mato Grosso. Estamos com obras em todas as regiões. Não estamos medindo esforços para levar esta melhoria a toda a população de Mato Grosso. Até pouco tempo atrás a região do Vale do Araguaia era conhecida como “vale dos esquecidos”, mas hoje já é o Vale da Prosperidade. Estamos com obras de pontes e pavimentação em andamento e outras obras em contratação”, disse o secretário.

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Outras obras 

Além das pontes já em fase de conclusão definitiva, também está em andamento na MT-326 a construção da ponte sobre o Rio das Mortes, que é a maior já construída em Mato Grosso, com 483 metros de extensão. Para sua construção estão previstos investimentos de R$ 52 milhões e atualmente são realizados os serviços de fundação.

Também está em andamento a pavimentação da MT-326, em um trecho de 76,5 quilômetros da rodovia entre Cocalinho e Nova Nazaré.  São executados dois lotes de obras de asfaltamento, cujos investimentos somam R$ 119,9 milhões.

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Mauro assina TAC com a ANTT para transferência da concessão da BR-163, nesta terça

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O governador Mauro Mendes assina, nesta terça-feira (04), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a transferência da concessão da BR-163. A solenidade será no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, às 14 horas, e contará com a presença do presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na última quarta-feira (28.09), a transferência de controle acionário e o TAC com a Concessionária Rota do Oeste (CRO), responsável pela concessão de 822,8 km da BR-163, em Mato Grosso.

Agora, o processo de transferência do controle acionário da BR-163 para o Governo de Mato Grosso entra em sua segunda etapa, com a renegociação de dívidas junto aos bancos que financiaram a primeira parte da duplicação da rodovia com a Odebrecht.

Ao comprar as cotas de participação da Odebrecht Transport por R$ 1, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), o Governo de Mato Grosso assume as dívidas contraídas pela Rota do Oeste para a duplicação de 120 km da BR-163, entre Itiquira e Rondonópolis, na região Sul do Estado. Entretanto, diante dos investimentos que ainda serão realizados para que a duplicação da estrada seja concluída, o Governo busca a renegociação dessas dívidas.

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Conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos será investido R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Desse valor, R$ 300 milhões já estão no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.

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